Sobe para 29 o nº de mortos em chuva no Texas; 27 meninas estão desaparecidas

Foto: Julio Cortez/ AP
Vinte e nove pessoas morreram em decorrência das enchentes provocadas por tempestades no estado do Texas, nos Estados Unidos, desde sexta-feira (4), segundo autoridades locais neste sábado (5).
Até a última atualização desta reportagem, equipes de resgate ainda realizavam buscas por desaparecidos, incluindo um grupo de 27 meninas que participavam de um acampamento de verão.
Elas estavam no Camp Mystic, um acampamento cristão localizado às margens do Rio Guadalupe, que foi tomado por uma forte enchente em poucas horas na sexta. Vídeos publicados nas redes sociais mostram casas e árvores sendo arrastadas pela cheia repentina.
A maioria das mortes, 27, ocorreu no condado de Kerr, na região central do Texas. As outras duas foram registradas no condado vizinho de Travis, segundo o serviço de emergência local.
Segundo o gabinete do xerife do condado de Kerr, 18 das vítimas eram adultas e nove, crianças. De acordo com o jornal “The Washington Post”, três dessas crianças eram meninas que estavam no acampamento, conforme relatos de familiares.
Mais de 800 pessoas já foram evacuadas. As buscas mobilizam 500 profissionais, 14 helicópteros e 12 drones.
Familiares publicaram mensagens desesperadas nas redes sociais em busca de informações sobre o paradeiro das meninas. Segundo o vice-governador do Texas, Dan Patrick, mais de 750 crianças participavam do acampamento.
A operação de resgate, que conta com helicópteros, drones e equipes de emergência, continuará ao longo do fim de semana. “Peço ao povo do Texas que faça orações. Daquelas de se ajoelhar mesmo, para que a gente encontre essas meninas”, disse o vice-governador.
As autoridades estaduais haviam alertado sobre o risco de clima severo no dia anterior às chuvas. O Serviço Nacional de Meteorologia previa entre 70 e 150 milímetros de precipitação a partir de quinta-feira (3), mas o volume registrado chegou a 250 milímetros.
Um medidor do nível do Rio Guadalupe, na altura da cidade de Hunt, registrou uma elevação de 6,7 metros em cerca de duas horas, e começou a falhar ao atingir 9 metros, segundo o meteorologista Bob Fogarty.
O presidente Donald Trump lamentou as inundações. Neste sábado (5), ele publicou em seu perfil na rede Truth Social que o governo federal está colaborando com as buscas. “Melania e eu estamos rezando por todas as famílias afetadas por esta tragédia”, completou.
Fonte: G1