Regras e descontos válidos no pagamento do IPVA 2025 na Bahia
Foto: Ilustração | Pexels /
Com a chegada de um novo ano, é preciso preparar o orçamento para as despesas de 2025, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
A boa notícia é que determinados automóveis podem ser isentos de imposto, dependendo do ano de produção. Cada estado possui um procedimento distinto para a isenção. Contudo, em alguns casos, veículos com mais de dez anos já estão isentos do pagamento do IPVA.
O IPVA é um imposto estadual, ou seja, cada um disciplina suas regras de cobrança, com alíquotas que variam entre 2% e 4%, aplicadas sobre o valor venal do veículo.
Além disso, o cronograma de pagamento também varia de acordo com cada estado. No entanto, todos iniciam a cobrança no mês de janeiro, assim como oferecem um desconto para pagamento à vista ou parcelamento para quitação.
Algumas situações garantem a isenção do IPVA:
Tipo de veículo, por exemplo, agrícola;
A destinação do veículo, como taxista ou ambulância;
Veículos de Pessoas com Deficiência (PCD).
A situação mais comum é o tempo de fabricação do veículo, que varia de acordo com a legislação do estado. Na Bahia, por exemplo, a regra é válida para veículos a partir de 15 anos.
Existem outras possibilidades, como a aprovação em São Paulo, no dia 10 de dezembro, da isenção do IPVA para veículos automotores exclusivamente movidos a hidrogênio ou híbridos, válida por um período de dois anos.
Situação na Bahia
Em 2025, os donos de veículos na Bahia terão uma nova oportunidade de obter um desconto especial de 15%, um dos mais altos do país, para quitar antecipadamente, em uma única parcela até 7 de fevereiro, o IPVA.
A tabela do IPVA 2025, bem como todas as formas de pagamento, podem ser encontradas no site da Secretaria da Fazenda da Bahia: www.sefaz.ba.gov.br.
O desconto também é considerável, de 8%, para quem optar por pagar o IPVA na primeira parcela do parcelamento, cuja data varia conforme o último dígito da placa do carro.
Se a escolha for pelo pagamento parcelado, a Bahia também apresenta uma das melhores condições entre os estados brasileiros: a possibilidade de parcelar o pagamento.