Estudo da Unifesp revela cenário alarmante de desastres climáticos no Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil /
Um estudo divulgado na última sexta-feira (27) pelo braço de pesquisa da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) revelou que, entre 2020 e 2023, os dados oficiais apontam uma média de 4.077 desastres anuais relacionados ao clima no Brasil. Esse número evidencia um “cenário alarmante” no país.
O estudo também estabelece uma relação entre esses desastres climáticos e o aquecimento da superfície oceânica. Além disso, as secas e enchentes registros registrados no Brasil em 2024 agravarão os desafios climáticos que o país enfrenta.
De acordo com o levantamento, “os prejuízos econômicos causados pelos desastres climáticos no Brasil aumentaram significativamente ao longo das últimas décadas, refletindo os impactos crescentes das mudanças climáticas”.
Os pesquisadores ainda destacaram a “urgência de medidas para mitigar os impactos das mudanças climáticas e aumentar a resiliência socioeconômica no país”. No Brasil, os custos decorrentes desses danos, de 1995 até 2023, são estimados em R$ 547,2 bilhões.