Chuva forte provoca transtornos e prejuízos na Bahia
As chuvas que atingem diversas cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do interior do estado, principalmente a partir da tarde desta sexta-feira (10), deixaram ruas e avenidas alagadas. Em Jaguaquara, no sudoeste baiano, moradores ficaram desabrigados por causa do temporal.
Segundo a prefeitura, ainda não há um número fechado de famílias afetadas, pois o levantamento está em execução. Conforme relatos e vídeos compartilhados nas redes sociais, bastou menos de uma hora de chuva intensa para que o nível da água subisse rapidamente, causando transtornos.
Lojas foram invadidas pela enxurrada, mercadorias ficaram submersas, e várias pessoas acabaram “ilhadas”. A correnteza chegou a arrastar um carro por uma via, além de cobrir outros veículos. O vento forte também destelhou estabelecimentos comerciais. Apesar disso, não há registro de feridos.
O acumulado em 30 minutos foi de 36 milímetros, volume considerado elevado. O município está em sinal de alerta, porque pode voltar a chover forte neste sábado (11).
Em Salvador, a chuva também começou na tarde desta sexta-feira e, conforme pontuou a Defesa Civil (Codesal), deve seguir até a próxima quarta-feira (15). Em apenas 2h, mais de 25 milímetros foram registrados na cidade.
Até as 22h, foram 72 ocorrências provocadas pelo temporal: ameaças de deslizamento (28), de desabamentos (25) e orientações técnicas (11) foram os mais registrados. Não há feridos.
Fonte: G1