Trens vão ligar Salvador a Feira de Santana em 35 minutos

Foto: Reprodução | TIC Bahia
O projeto sobre a construção da ferrovia que ligará Salvador a Feira de Santana ganhou um significativo avanço para ser iniciado. A novidade, segundo o engenheiro civil da TIC Bahia, Danilo Silva, deve conectar as duas cidades baianas em 35 minutos.
Nesta sexta-feira (1º), a proposta foi apresentada para o setor industrial da Bahia durante reunião com os representantes da área, no conselho de infraestrutura, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), no bairro do Stiep, em Salvador.
A viabilização da obra ainda aguarda o aval do ministro dos Transportes, Renan Filho, após ter obtido um sinal verde da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
“Falta o governo federal permitir que a gente possa assinar o contrato de autorização rodoviária, que está na mesa do ministro, praticamente, e a expectativa é muito positiva”, disse ao Portal A TARDE.
Em contrapartida, a pasta afirmou ao site, no dia 15 de julho, que os estudos de viabilidade para implantação do novo modal estão em fase de ajustes finais e devem ser concluídos em breve.
O engenheiro Danilo Silva ainda afirmou que vem construindo elos com outros setores para possibilitar que o modal saia do papel de forma mais céleres.
“Estamos construindo essas pontes com empresários, construindo nossas cadeias de investimentos. Estou muito feliz com o resultado desse movimento que já [toma conta] do Brasil e do mundo”, afirmou ele.
O primeiro passo para a captação de recursos foi dado nesta tarde durante o encontro. Na ocasião, o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, comentou sobre o avanço da ferrovia.
“A nossa ajuda começou por hoje dando a oportunidade de conhecer melhor o projeto e mostrar que o projeto tem uma estruturação técnica e viabilidade econômica. A partir daí, a gente identifica quais são os gargalos desse projeto e tramita nos órgãos reguladores”, explicou.
O projeto pretende transformar a Bahia em mais competitiva no que se refere ao transporte de carga por ferrovia. Na oportunidade, a novidade foi divulgada para ao menos 22 pessoas presentes na sala de reunião da FIEB e outras que participaram de forma virtual, por meio de uma videochamada.
Como surgiu a ferrovia Salvador-Feira de Santana
A ideia de retomar o transporte ferroviário na Bahia surgiu há quase uma década, segundo contou o engenheiro Danilo Silva, e que imita as demais modalidades globais, a exemplo da Rússia.
“É um movimento importante que o mundo vem fazendo. Então, eu tenho mais de oito anos trabalhando nesse projeto, com a perspectiva de qualificar a conexão entre as duas cidades, pois é uma necessidade hoje. As pessoas sentem a necessidade de andar mais veloz, mais seguras, ter mais confiabilidade”, pontuou.
Para quem será a ferrovia Salvador-Feira de Santana?
O novo modal, que segundo os representantes doprojeto Trem Intercidades (TIC), representa um novo marco de modernização do sistema de transporte, será voltado tanto para passageiros como para os transportes de cargas.
Segundo o diretor comercial da TIC Bahia, o intuito da empresa, inicialmente, é contratar sete trens para começar a operação Salvador-Feira de Santana.
Ao todo, o empreendimento projeta o transporte de 25 milhões de passageiros.
Três pontos para entender a ferrovia Salvador-Feira de Santana:
- Velocidades operacionais: o projeto trem intercidades (TIC) Salvador-Feira de Santana terá 98 km de extensão e velocidades operacionais de 160 km/h de passageiros para 120 km/h para cargas.
- Integração: o novo modal fará a integração física e tarifária com ônibus interurbanos e metropolitanos rodoviários.
- Como funcionará a operação? A ferrovia funcionará de forma mista e interoperável permitindo o transporte de cargas em horários e faixas específicas.
Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol)
O estado também tenta destravar a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que visa conectar o interior do estado ao litoral, facilitando o transporte de cargas como minérios e grãos.
Essa iniciativa, por sua vez, é de autoria do governo federal, vai ligar o futuro porto de Ilhéus, na Bahia, à Ferrovia Norte-Sul, em Figueirópolis, Tocantins.