Foto: Lucas Moura/ Secom/
Salvador desponta como o destino nacional mais desejado pelos brasileiros, conforme pesquisa do Ministério do Turismo. De acordo com o levantamento “Tendências de Turismo”, a capital baiana lidera a preferência dos brasileiros, com uma média de interesse de 7.1, numa escala feita de 0 a 10.
Pela primeira vez, Salvador ficou na frente de locais como Fernando de Noronha e Rio de Janeiro, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Lençóis Maranhenses e Florianópolis ficaram em quarto e quinto lugar, deixando claro a preferência dos brasileiros por locais de sol e praia.
O secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, destacou que o resultado é fruto de investimentos que estão sendo realizados pela Prefeitura, ressaltando o Afroturismo. “Qual é a diferença de 2024 para os últimos anos? Por que não era assim antes? O que mudou de 2020 para cá? Salvador Capital Afro. Foi investir na origem, investir na força ancestral, e não só simbolicamente. Não é só o símbolo. É preciso que a gente reforce que não é só representatividade”, disse Tourinho.
“O símbolo e a semiótica são muito importantes quando a gente fala alguma coisa, mas é necessário investir. É trabalhar a prosperidade, é conseguir mais recursos, criar ferramentas. É necessário fazer investimentos o ano inteiro”, acrescentou o titular da Secult.
Investimentos – Nos últimos anos, a Prefeitura fez uma série de investimentos para qualificar a infraestrutura da cidade, dando mais qualidade de vida para a população, o que também beneficia o turismo. Além disso, a gestão municipal requalificou praticamente toda a orla da capital baiana, recuperou pontos turísticos e criou novos equipamentos, a exemplo da Casa do Carnaval e da Cidade da Música.
Em relação ao Afroturismo, a gestão municipal promoveu uma parceria que garantiu a reabertura do Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira (MUNCAB). Pela primeira vez em 2023, a Prefeitura promoveu o Novembro Salvador Capital Afro, que contou com uma extensa programação para exaltar a ancestralidade negra da capital baiana.
A Prefeitura também construiu o Centro de Convenções de Salvador, que recolocou a cidade no roteiro do turismo de negócios. Recentemente, a gestão municipal entregou a requalificação do Mercado Modelo, um dos principais cartões postais da cidade, e a Galeria Mercado, que funciona no subsolo do equipamento. Em breve, a Prefeitura vai entregar o Arquivo Público Municipal e a Casa das Histórias de Salvador.
Dados – O levantamento “Tendências de Turismo” foi realizado pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI). As entrevistas foram realizadas entre 07 e 11 de dezembro de 2023. Ao todo, foram 2.029 entrevistas domiciliares com cidadãos a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro no total da amostra é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Durante a alta temporada de verão, um em cada três cidadãos planeja viajar a lazer até março, com uma média de permanência de dez dias. Do total de entrevistados, 95% opta por destinos nacionais, com o Nordeste e o Sudeste liderando as preferências.
A pesquisa também revela que 69% dos brasileiros viajam anualmente, predominantemente em família, utilizando carros e ônibus como principais meios de transporte, enquanto o avião é mencionado por aproximadamente 25% dos entrevistados.
Foto: Lucas Moura/ Secom