Professores da Rede Municipal paralisam atividades por 48 horas

Foto: Redes sociais
Os professores da Rede Municipal de Ensino de Camaçari iniciaram, nesta terça-feira (26), uma paralisação de dois dias em protesto por valorização da carreira e melhores para o a educação no município. A mobilização é liderada pelo Sindicato das Professoras e Professores da Rede Pública Municipal de Camaçari (SISPEC).
Em contato com o portal Mais Região, a presidente do SISPEC, Sara Santiago, afirmou que apenas uma parte da categoria, os profissionais com titulação de mestre ou doutor, está recebendo o piso nacional do magistério. Segundo ela, o governo municipal informou que não há previsão orçamentária para iniciar a reestruturação da tabela salarial em 2025.
“O que o governo municipal nos informou é que, pela LOA [Lei Orçamentária Anual] construída no ano passado, não há previsão orçamentária para iniciar a reconstrução da tabela em 2025”, explicou Sara.
Que disse ainda que “A lei precisa ser respeitada e a categoria também precisa ser valorizada”, mostrando o descontentamento com a situação, e mesmo com vária reuniões com a gestão Luiz Caetano, os professores precisam sim de uma garantia do cumprimento do que foi acordado, o que teria motivado a paralisação.
“Já estamos em constante reunião com o governo para garantir no PPA e na Loa de 2026 o da reconstrução”, pontuou a presidente do SISPEC, em relação ao plano de cargos e salários dos professores municipais.
A paralisação segue até esta quarta-feira, 27 de agosto.