Policiais do 12º Batalhão de Camaçari passam a usar câmeras corporais

Foto: Alan Dantas / Ascom SSP
Policiais militares do 12º Batalhão em Camaçari, juntamente com efetivos de outras dez unidades de Salvador e região metropolitana, começaram a utilizar câmeras corporais operacionais (CCOs) a partir desta sexta-feira (8). A medida visa ampliar a transparência e a segurança durante abordagens e operações, além de qualificar as investigações criminais.
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que, além do 12º Batalhão, passam a usar as câmeras também os policiais das seguintes unidades: 16ª CIPM (Comércio), 18ª CIPM (Periperi), 19ª CIPM (Paripe), 26ª CIPM (Brotas), 41ª CIPM (Federação), 50ª CIPM (Sete de Abril), 58ª CIPM (Cosme de Farias), 81ª CIPM (Itinga, em Lauro de Freitas), 22º Batalhão (Cajazeiras) e outras.
Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), foram solicitadas 136 imagens capturadas por essas câmeras corporais em operações ou abordagens realizadas em 2025. Esse número já quase iguala a quantidade de imagens solicitadas durante todo o ano de 2024, quando foram requisitadas 137. As imagens têm servido para embasar investigações criminais, subsidiar acusações e decisões de arquivamento de casos.
Os chamados “bodycams” são dispositivos acoplados nas fardas dos policiais e gravam de forma contínua as ações durante o serviço. A implantação das câmeras começou em junho do ano passado em 13 unidades da capital, abrangendo batalhões e companhias em áreas de maior incidência de ocorrências. A seleção das unidades para uso inicial levou em consideração o volume de registros policiais.
O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, afirmou que a meta é que cada policial em serviço disponha de uma câmera corporal. “Estamos trabalhando para que, em dois ou três meses, 40 unidades estejam equipadas”, disse ele, destacando que atualmente cerca de 1.100 câmeras estão em uso na PM, com previsão de ampliação para 1.500 ainda este ano, com apoio do Ministério da Justiça.
Além dos policiais militares, equipes das polícias Civil e Técnica também utilizam as câmeras durante cumprimento de mandados e perícias. O Corpo de Bombeiros, por sua vez, está em processo de capacitação para empregar a ferramenta, estudando adaptações para seu uso nas fardas.