Moradores do Loteamento Malícia, em Abrantes, pedem socorro

Foto: Território Baiano
Moradores do Loteamento Malícia, em Vila de Abrantes, município de Camaçari, entraram em contato com a redação do site territoriobaiano.com.br pedindo que nossa reportagem visitasse a localidade para acompanhar de perto e encaminhar aos poderes públicos a extensa lista dos diversos problemas enfrentados por aquela comunidade.
De acordo com os moradores, não é de hoje que o Loteamento Malícia vem sofrendo com o descaso por parte da prefeitura de Camaçari com relação a falta de limpeza, esgotamento sanitário e infraestrutura em diversas ruas do loteamento.
“Nós não temos a ajuda de ‘senhor ninguém’. Entra prefeito e sai prefeito e nós aqui dentro do mato. Agora mesmo o rio teve um alagamento e estamos com as caixas da fossa cheia e vazando pela rua.” Desabafa dona Crispina, moradora do Loteamento Malícia há 22 anos.
Na avenida Antônio Sobrinho, principal via de acesso a localidade, a ponte estreita e sem nenhuma manutenção, cobre um trecho do rio que atravessa o loteamento, mas nos dias de chuva a situação se reverte e o córrego transborda, invadindo parte da avenida e causando transtornos a motoristas e pedestres.

A comunidade também alega que a coleta de lixo acontece apenas três dias na semana, as terças, quintas e sábados, não sendo o suficiente para a total limpeza das ruas, causando o acúmulo de sujeira nas calçadas e atraindo ratos, baratas e mau cheiro. Ainda na Avenida Antônio Sobrinho, o mato desordenado já invadiu as calçadas juntamente com entulhos e restos de construção descartados de forma irregular, justamente pela falta de roçagem e uma melhor fiscalização da prefeitura de Camaçari.
Existe ainda uma indignação da comunidade no que diz respeito a limpeza do matagal que já cobriu o rio quase que totalmente, em meio a muito lixo jogado no córrego.
“O principal ‘gargalo’ da gente é isso aqui. Dois anos sem limpar o rio, para onde essa água irá fluir?” Questiona Edvan, mais um morador antigo da malícia, com mais de 24 anos sempre reivindicando melhorias para a comunidade.

Ruas alagadas, muito mato e entulho nas calçadas e o descaso dos poderes públicos. Esse é o resumo do que tem tirado o sossego de quem mora no Loteamento Malícia, em Vila de Abrantes. Com a palavra, a prefeitura de Camaçari.
Por: Território Baiano