Mais de 11 milhões de chaves Pix têm dados vazados por falha no Judiciário

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Mais de 11 milhões de chaves Pix tiveram dados cadastrais expostos após uma falha no Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud), segundo informou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na noite desta quarta-feira (23).
O sistema é utilizado para facilitar o cumprimento de ordens judiciais envolvendo ativos financeiros por meio da comunicação entre o Judiciário e o Banco Central.
De acordo com o CNJ e o Banco Central, foram acessadas de forma indevida 11.003.398 chaves Pix, com a exposição das seguintes informações:
Nome da pessoa;
Chave Pix;
Nome do banco;
Número da agência;
Número da conta.
O incidente aconteceu no domingo (20) e na segunda-feira (21), mas foi prontamente corrigido. Os órgãos esclareceram que não houve vazamento de dados sensíveis, como senhas, saldos financeiros, movimentações bancárias ou qualquer informação protegida por sigilo bancário.
As informações expostas se referem apenas a dados cadastrais e, segundo os responsáveis, as chaves Pix vazadas não permitem movimentação de recursos ou acesso às contas bancárias.
Consulta será criada para verificar chaves Pix afetadas
O CNJ anunciou que criará uma ferramenta de consulta para que o cidadão possa verificar se suas chaves Pix foram afetadas pelo vazamento. O canal será disponibilizado exclusivamente no site oficial do órgão (www.cnj.jus.br).
O CNJ reforçou que não entrará em contato por e-mail, telefone, SMS ou mensagens e que qualquer comunicação legítima ocorrerá somente por meio da plataforma online.