Lula sanciona projeto que cria o Dia Nacional da Axé Music

Luiz Caldas pensa que o axé não passa por crise
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (6) o Projeto de Lei 4187/24, que institui o dia 17 de fevereiro como Dia Nacional da Axé Music.
A data homenageia o lançamento da música “Fricote”, de Luiz Caldas, considerada o marco inaugural do gênero musical nascido na Bahia.
Criado nos anos 1980, o axé music é resultado da fusão de ritmos como ijexá, frevo, samba, reggae e lambada, e se consolidou como uma das maiores expressões culturais do carnaval baiano, presente nos trios elétricos e blocos afro que arrastam multidões em Salvador e em outras partes do país.
Relatora do projeto de lei, a deputada federal Lídice da Mata (PSB/BA) ressaltou a diversidade e o valor cultural do axé.
“O Carnaval é o momento em que a cidade incorpora uma cadeia produtiva infinita. E é isso que esse dia vai trazer para o Brasil. É um grande vetor de desenvolvimento, com sustentabilidade ambiental e soluções inovadoras.”, afirmou.
A cerimônia de sanção contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que celebrou o reconhecimento oficial da data e defendeu mais investimentos no setor.
“A cultura brasileira se destaca no mundo inteiro, é uma das culturas que mais influenciam outras culturas no mundo. E o carnaval tem esse lugar, esse momento de exposição de tudo isso. Para quem vive realmente de arte, de cultura, ele condensa todas as expressões, todas as profissões”, disse.
Além da criação do Dia Nacional da Axé Music, Lula também sancionou a lei que reconhece o carnaval do Rio de Janeiro como manifestação da cultura nacional. A relatora da proposta, deputada Laura Carneiro (PSD/RJ), afirmou que a medida fortalece a captação de recursos para o evento.
“É um projeto muito simples, mas todos nós sabemos da importância do carnaval do Rio. Não é só um espetáculo maravilhoso. É um ciclo da economia criativa, que funciona durante todo o ano”, disse. “Quando essa proteção legal é definida, estamos tratando de apoio institucional. De recursos e de fomento.”