Inscrições para o Enem 2025 começam trazendo novidades

Foto: Shutterstock
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio, Enem 2025, começam nesta segunda-feira (26) e vão até 6 de junho. Estudantes do 3º ano do ensino médio deverão realizar o procedimento por meio da Página do Participante.
Para estudantes que não são isentos, a taxa de inscrição custa R$ 85. O pagamento pode ser feito por Pix, boleto bancário –criado na Página do Participante– cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança. O prazo para o pagamento vai até 11 de junho.
A prova será aplicada nos dias 9 e 16 de novembro na maior parte do país. As exceções são os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde o exame será realizado em 30 de novembro e 7 de dezembro por conta da COP30 (30ª Cúpula do Clima das Nações Unidas).
Novidades do Enem 2025
Nesta edição, o Enem volta a permitir que maiores de 18 anos que não concluíram a educação básica utilizem a prova como forma de certificação do ensino médio. Essa função havia sido transferida em 2017 para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Outra novidade anunciada pelo Ministério da Educação é a pré-inscrição automática para estudantes do último ano do ensino médio da rede pública. “Os estudantes poderão apenas confirmar seus dados e selecionar o idioma estrangeiro da prova na plataforma”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.