Foto: Reprodução/
Quem vem a Salvador, sempre quee utilizar o Elevador Lacerda, para descer e conhecer a Cidade Baixa. Fundado há 150 anos e com obra iniciada em 1869, o equipamento já foi considerado o mais alto elevador urbano do mundo e é o primeiro edifício público modernista no Brasil. Devido à importância, o ascensor foi tombado como patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 7 de dezembro de 2006.
Concebido pelo engenheiro Antônio de Lacerda e construído pelo irmão Augusto de Lacerda, o equipamento inicialmente foi denominado Elevador Hidráulico da Conceição. Isso porque o maquinário contava com uma bomba a óleo movida originalmente por uma máquina a vapor para fazer o transporte de pessoas entre 63 metros de altura.
Elevador Lacerda à época da inauguração, em dezembro de 1873 — Foto: Divilgação/Secom
O fnome Lacerda, em homenagem ao idealizador, foi concretizado em 1896. Em 1906, o sistema foi modificado para tração elétrica e, 21 anos depois, a Companhia Linha Circular de Carris da Bahia, empresa concessionária do elevador, passou a ser controlada pela General Eletric. Com isso, uma nova mudança foi realizada: a ampliação do equipamento com a construção de uma nova torre de 73,5m, mais duas cabines e ponte superior de acesso.