Codesal acompanha incêndio no Comércio e isola área por risco de desabamento

Foto: Divulgação
O prédio onde teve início o incêndio na madrugada desta quinta-feira (17), na Rua Conselheiro Dantas nº 03, foi vistoriado sucessivas vezes pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) desde de 2019 (processo 87993), estando situado na mancha de tombamento do Iphan. Na vistoria de 2021, funcionava no térreo o estabelecimento Empada Carioca, sendo que os demais pavimentos estavam desocupados.
Em 2023, a Codesal teve acesso ao imóvel, quando foram identificadas condições precárias de manutenção, infiltrações generalizadas, vegetação na fachada, sendo que, na última vistoria, realizada em maio deste ano, identificou-se risco de desprendimento do revestimento da fachada, pois ocorreu desabamento pontual de elemento decorativo de uma das varandas. Foi solicitado isolamento da calçada, com tapumes, para não atingir transeuntes. A Seman realizou a instalação dos tapumes e antes do incêndio o imóvel já se encontrava isolado.
Além deste imóvel, o mais prejudicado pelo incêndio, edificações no entorno também foram atingidas:
- Imóvel onde funcionava a loja A Lampada (que já se encontrava interditado e isolado com tapumes), também localizado na mancha de tombamento do Iphan. A rua Pinto Martins, desde o início do ano está bloqueada para a circulação de automóveis, com instalação de prismas e tapumes, pela Transalvador e pela Seman, por conta do risco de queda da platibanda do prédio. Tanto o proprietário quanto o Iphan foram notificados. O imóvel foi vistoriado pela Codesal sucessivas vezes entre 2014 a 2025.
- Edf. Pernambuco – Rua Conselheiro Dantas, 5 e
- Edf. Sílio Pedreira – localizado na esquina da Rua Conselheiro Saraiva com a Rua Pinto Martins e entrada principal voltada para a Rua dos Algibebes.
A responsabilidade pela conservação e restauro desses imóveis é do proprietário e do órgão tombador, IPHAN.
Área isolada
A Defesa Civil de Salvador acompanha a operação de combate ao incêndio, pelo corpo de bombeiros, que atingiu quatro imóveis na região do Comércio, inclusive o casarão onde funcionava a antiga loja A Lâmpada. O fogo começou na madrugada desta quinta-feira (17/07) e se alastrou, atingindo edifícios no entorno. Até o momento, o fogo ainda não foi totalmente extinto, tendo se espalhado para o prédio do A Lâmpada, o Edf. Pernambuco e o Edf. Silio Pedreira. O edifício onde funciona a Unijorge Campus Comércio foi notificado para desocupação face ao risco de desabamento de remanescentes do incêndio.
A Codesal realizou o isolamento da área. O trânsito de veículos foi suspenso na rua Portugal, estando liberada para a passagem de pedestres, da mesma forma que na rua Pinto Martins. Já a rua Conselheiro Dantas continuará isolada. As equipes continuarão no local para garantir a segurança dos que transitam na região. Após o rescaldo, será possível a Codesal ter uma avaliação precisa dos imóveis.
Corpo de Bombeiros, Transalvador, Seman, Coelba, Diretoria de Iluminação Pública, Guarda Municipal, Prefeitura- Bairro Centro e Sedur, além da Defesa Civil participam da operação.