Alvorada com queima de fogos inicia celebrações ao 2 de Julho

Foto: Reprodução
Uma alvorada com queima de fogos marcou, neste 2 de Julho, por volta das 6h, o início das celebrações da Independência da Bahia, no Largo da Lapinha, em Salvador.
A data, há 202 anos, é comemorada para lembrar fatos históricos ocorridos em terras baianas, que simbolizam a expulsão definitiva de tropas portuguesas que insistiam em permanecer ocupando a capital e o recôncavo do estado, mesmo após a proclamação da Independência do Brasil.
Desde cedo, nesta quarta-feira (2), a movimentação no Largo da Lapinha já era diferente do habitual. No local, acontecem as celebrações oficiais que abrem a Festa da Independência.
O que vem depois da queima de fogos?
8h – Cerimônias cívicas: hasteamento das bandeiras por autoridades, com execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil.
9h – Desfile e homenagens
- Início do Desfile Cívico com participação dos Caboclos de Itaparica, fanfarras municipais, estaduais e da Região Metropolitana de Salvador, filarmónicas estaduais e grupos populares;
- Concurso de fachadas decoradas no percurso compreendido entre o Largo da Lapinha e o Terreiro de Jesus;
- Homenagem aos Heróis da Independência – breve parada em frente ao Convento da Soledade;
- Homenagem da Ordem Terceira do Carmo – breve parada em frente a Ordem para pronunciamento de um membro da Instituição;
- Homenagem da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – breve parada em frente à Igreja.
11h30 – Recolhimento dos carros emblemáticos dos Caboclos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza.
13h – Concentração do Cortejo Cívico
13h30 – Início do Desfile Cívico com participação dos Caboclos de Itaparica, Museu Vivo na Cidade, fanfarras municipais e estaduais. Breve parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.
15h – Cerimônia Cívica no 2º Distrito Naval.
16h – Cerimônias Cívicas no Campo Grande:
- Chegada dos carros dos Caboclos;
- Hasteamento das bandeiras por autoridades;
- Execução do Hino Nacional pelas Bandas de Música da Marinha, Exército e Aeronáutica; colocação de coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho pelas autoridades presentes;
- Acendimento da pira do Fogo Simbólico pelo mestre de capoeira Tonho Matéria;
- Execução do Hino ao 2 de Julho: Coral da PM/BA com acompanhamento da Banda de Música Maestro Wanderley da Polícia Militar da Bahia.
17h30 às 21h30 – Encontro de Filarmônicas com Maestro Fred Dantas.