Salvador e mais 12 cidades ficam sem água nesta terça-feira (5)

Foto: Ilustração / ChatGPT
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que o abastecimento de água será interrompido em Salvador e outras 12 cidades da Região Metropolitana na próxima terça-feira (5). A paralisação ocorrerá para a realização de serviços de manutenção na captação da barragem de Pedra do Cavalo, além de intervenções em estações de tratamento, reservatórios e em diversos pontos da rede distribuidora.
A operação envolverá cerca de 500 profissionais e terá início às 3h da manhã. Segundo a Embasa, o objetivo é garantir o bom funcionamento e a confiabilidade do sistema de abastecimento, evitando paradas emergenciais futuras. A previsão é que as atividades sejam concluídas ainda na noite do mesmo dia, com o abastecimento sendo retomado gradualmente.
A normalização total do fornecimento pode levar até 48 horas, pois o processo envolve reiniciar a captação, o tratamento e a distribuição da água, além de restabelecer a pressão suficiente para alcançar os pontos mais altos e distantes da rede. Por isso, a Embasa orienta que a população faça reserva de água para uso econômico durante o período.
As cidades afetadas pela suspensão do abastecimento são: Amélia Rodrigues, Candeias, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salvador, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Saubara, parte de São Sebastião do Passé (Maracangalha), Simões Filho e Terra Nova.
De acordo com Joana Rolemberg, diretora de Operações da Embasa na Região Metropolitana de Salvador, “São serviços muito importantes, que precisam ser realizados com o sistema parado, sem fluxo de água. Este conjunto de ações foi planejado e tem caráter preventivo, visando evitar paradas emergenciais futuras. Será um esforço concentrado, com a execução simultânea de manutenções e serviços de melhoria que vão garantir maior confiabilidade e segurança hídrica para os sistemas.”
Além das intervenções na captação da barragem de Pedra do Cavalo, as equipes trabalharão em outras frentes, como a ligação de uma derivação da adutora principal até o reservatório da Gomeia, em São Caetano; melhorias nos equipamentos de bombeamento em Pedra do Cavalo e Joanes 2; substituição de válvulas e registros na estação de tratamento de água em Candeias (ETA Principal); revisão das instalações elétricas, limpeza e manutenção geral das estruturas.